Destaques

Tags

O que é a vistoria de entrada e qual a importância para quem aluga um imóvel?

Compartilhe:

Alugar um imóvel e dar o primeiro passo na vida adulta pode ser um desafio e tanto. Seja pelas novas responsabilidades ou pelas escolhas, a verdade é que existem diversos detalhes que devem ser levados em consideração. Entre os quesitos mais importantes, é fundamental não deixar de lado a vistoria de entrada.

Alugar um imóverl e dar o primeiro passo na vida adulta pode ser um desafio e tanto. Seja pelas novas responsabilidades ou pelas escolhas, a verdade é que existem diversos detalhes que devem ser levados em consideração. Entre os quesitos mais importantes, é fundamental não deixar de lado a vistoria de entrada.

Inquilino x locatário

Vale destacar que quando o assunto é o aluguel de imóveis, todo o processo deve ser feito de acordo com a lei do inquilinato. É por meio dessas ordens que ambos podem reforçar os acordos e manter o respeito e os direitos entre ambas as partes.

Nesta negociação, entende-se que o inquilino deve manter o zelo e o cuidado com o imóvel e com todos os itens que foram disponibilizados, mantendo o compromisso com as contas e pagamentos. Por outro lado, é obrigação do dono oferecer um ambiente adequado e em pleno funcionamento.

O que é uma vistoria de entrada?

Para que o processo seja justo para ambos, é a vistoria que será capaz de assegurar a realidade do imóvel, o que há dentro do espaço e quais são as condições de moradia. A verificação deve ser feita por um especialista, aquele que entende do assunto.

O objetivo é colocar, junto ao contrato, as informações que estão relacionadas com o espaço e as características do local, levando em consideração a metragem, possíveis móveis e eletrodomésticos que podem estar no aluguel.

O estado de conservação e as manutenções devem ser colocadas no arquivo, afinal, é importante saber se a segurança dos moradores estará em dia. Na maioria dos casos, o processo é feito pela imobiliária.

Por que fazer a vistoria de entrada antes de alugar um imóvel?

Analisando portas, janelas, instalações elétricas, paredes, teto, piso, pintura, e itens como fechadura e vidros, o mecanismo é uma segurança para aqueles que estão dando um dos passos mais importantes da vida adulta, conquistando a própria independência.

Para evitar problemas futuros com o imóvel e questões que podem influenciar na segurança, a vistoria de entrada é um dos documentos mais importantes para aqueles que querem morar sem preocupação, de acordo com aquilo que está estabelecido na lei.

Vale ressaltar que esse é o momento de compreender o que está sendo descrito e questionar, caso seja necessário. Após a entrega com a assinatura, o papel também será solicitado na hora de devolver o imóvel, levando em consideração o cuidado e a manutenção do inquilino.

O papel é a comprovação de que a negociação também é um passo sério quando o assunto é mudar de casa ou apartamento.

Quer alugar ou comprar?

Seja um apartamento à venda em Mauá ou apartamento para alugar em Santo André, o fato é que uma equipe de especialistas é o que você precisa para te ajudar. Entre em contato com os nossos profissionais e saiba mais!

Quer continuar acompanhando todas as nossas dicas? Siga o Blog da Total!

Aproveite para acompanhar as nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário.

Artigos recentes

porteira

O que é porteira fechada?

No universo dos negócios imobiliários, diversos termos específicos são utilizados para descrever tipos de transações e acordos. Um desses termos é “porteira fechada”, uma expressão

Leia mais »
Composição

O que é composição de renda?

A composição de renda é um conceito fundamental no planejamento financeiro familiar, especialmente em tempos de incerteza econômica. Muitas vezes, não é suficiente depender de

Leia mais »