O que é a vistoria de entrada e qual a importância para quem aluga um imóvel?

Compartilhe:

Alugar um imóvel e dar o primeiro passo na vida adulta pode ser um desafio e tanto. Seja pelas novas responsabilidades ou pelas escolhas, a verdade é que existem diversos detalhes que devem ser levados em consideração. Entre os quesitos mais importantes, é fundamental não deixar de lado a vistoria de entrada.

Alugar um imóverl e dar o primeiro passo na vida adulta pode ser um desafio e tanto. Seja pelas novas responsabilidades ou pelas escolhas, a verdade é que existem diversos detalhes que devem ser levados em consideração. Entre os quesitos mais importantes, é fundamental não deixar de lado a vistoria de entrada.

Inquilino x locatário

Vale destacar que quando o assunto é o aluguel de imóveis, todo o processo deve ser feito de acordo com a lei do inquilinato. É por meio dessas ordens que ambos podem reforçar os acordos e manter o respeito e os direitos entre ambas as partes.

Nesta negociação, entende-se que o inquilino deve manter o zelo e o cuidado com o imóvel e com todos os itens que foram disponibilizados, mantendo o compromisso com as contas e pagamentos. Por outro lado, é obrigação do dono oferecer um ambiente adequado e em pleno funcionamento.

O que é uma vistoria de entrada?

Para que o processo seja justo para ambos, é a vistoria que será capaz de assegurar a realidade do imóvel, o que há dentro do espaço e quais são as condições de moradia. A verificação deve ser feita por um especialista, aquele que entende do assunto.

O objetivo é colocar, junto ao contrato, as informações que estão relacionadas com o espaço e as características do local, levando em consideração a metragem, possíveis móveis e eletrodomésticos que podem estar no aluguel.

O estado de conservação e as manutenções devem ser colocadas no arquivo, afinal, é importante saber se a segurança dos moradores estará em dia. Na maioria dos casos, o processo é feito pela imobiliária.

Por que fazer a vistoria de entrada antes de alugar um imóvel?

Analisando portas, janelas, instalações elétricas, paredes, teto, piso, pintura, e itens como fechadura e vidros, o mecanismo é uma segurança para aqueles que estão dando um dos passos mais importantes da vida adulta, conquistando a própria independência.

Para evitar problemas futuros com o imóvel e questões que podem influenciar na segurança, a vistoria de entrada é um dos documentos mais importantes para aqueles que querem morar sem preocupação, de acordo com aquilo que está estabelecido na lei.

Vale ressaltar que esse é o momento de compreender o que está sendo descrito e questionar, caso seja necessário. Após a entrega com a assinatura, o papel também será solicitado na hora de devolver o imóvel, levando em consideração o cuidado e a manutenção do inquilino.

O papel é a comprovação de que a negociação também é um passo sério quando o assunto é mudar de casa ou apartamento.

Quer alugar ou comprar?

Seja um apartamento à venda em Mauá ou apartamento para alugar em Santo André, o fato é que uma equipe de especialistas é o que você precisa para te ajudar. Entre em contato com os nossos profissionais e saiba mais!

Quer continuar acompanhando todas as nossas dicas? Siga o Blog da Total!

Aproveite para acompanhar as nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário.

Artigos recentes

Vantagens de contratar uma Consultoria Imobiliária para sua empresa

Contratar uma consultoria imobiliária para transações comerciais oferece vantagens como conhecimento especializado, economia de tempo e negociações mais vantajosas. Além disso, garante apoio jurídico e avaliação imparcial, reduzindo riscos e facilitando um planejamento personalizado. Com acesso a oportunidades exclusivas, a consultoria permite que sua empresa se concentre em seu core business enquanto especialistas cuidam do processo imobiliário.

Leia mais »

Sou autonomo, posso financiar um imóvel?

Autônomos e profissionais liberais podem financiar um imóvel, desde que cumpram os requisitos bancários e apresentem a documentação necessária, como extratos bancários, declaração de imposto de renda e, em alguns casos, contrato social da empresa. A Total Consultoria Imobiliária oferece suporte especializado para facilitar o processo de financiamento, cuidando da burocracia e garantindo um atendimento completo.

Leia mais »

Como funcionam os reajustes anuais em imóveis?

Quando você aluga um imóvel, é comum encontrar cláusulas no contrato que preveem o reajuste do valor do aluguel. Esses reajustes são uma prática padrão no mercado imobiliário e têm como objetivo manter o valor do aluguel alinhado com as variações econômicas e inflacionárias. Mas, como exatamente funcionam esses reajustes? Vamos explorar o que você precisa saber.

Leia mais »