Alugar um imóvel e dar o primeiro passo na vida adulta pode ser um desafio e tanto. Seja pelas novas responsabilidades ou pelas escolhas, a verdade é que existem diversos detalhes que devem ser levados em consideração. Entre os quesitos mais importantes, é fundamental não deixar de lado a vistoria de entrada.
Alugar um imóverl e dar o primeiro passo na vida adulta pode ser um desafio e tanto. Seja pelas novas responsabilidades ou pelas escolhas, a verdade é que existem diversos detalhes que devem ser levados em consideração. Entre os quesitos mais importantes, é fundamental não deixar de lado a vistoria de entrada.
Inquilino x locatário
Vale destacar que quando o assunto é o aluguel de imóveis, todo o processo deve ser feito de acordo com a lei do inquilinato. É por meio dessas ordens que ambos podem reforçar os acordos e manter o respeito e os direitos entre ambas as partes.
Nesta negociação, entende-se que o inquilino deve manter o zelo e o cuidado com o imóvel e com todos os itens que foram disponibilizados, mantendo o compromisso com as contas e pagamentos. Por outro lado, é obrigação do dono oferecer um ambiente adequado e em pleno funcionamento.
O que é uma vistoria de entrada?
Para que o processo seja justo para ambos, é a vistoria que será capaz de assegurar a realidade do imóvel, o que há dentro do espaço e quais são as condições de moradia. A verificação deve ser feita por um especialista, aquele que entende do assunto.
O objetivo é colocar, junto ao contrato, as informações que estão relacionadas com o espaço e as características do local, levando em consideração a metragem, possíveis móveis e eletrodomésticos que podem estar no aluguel.
O estado de conservação e as manutenções devem ser colocadas no arquivo, afinal, é importante saber se a segurança dos moradores estará em dia. Na maioria dos casos, o processo é feito pela imobiliária.
Por que fazer a vistoria de entrada antes de alugar um imóvel?
Analisando portas, janelas, instalações elétricas, paredes, teto, piso, pintura, e itens como fechadura e vidros, o mecanismo é uma segurança para aqueles que estão dando um dos passos mais importantes da vida adulta, conquistando a própria independência.
Para evitar problemas futuros com o imóvel e questões que podem influenciar na segurança, a vistoria de entrada é um dos documentos mais importantes para aqueles que querem morar sem preocupação, de acordo com aquilo que está estabelecido na lei.
Vale ressaltar que esse é o momento de compreender o que está sendo descrito e questionar, caso seja necessário. Após a entrega com a assinatura, o papel também será solicitado na hora de devolver o imóvel, levando em consideração o cuidado e a manutenção do inquilino.
O papel é a comprovação de que a negociação também é um passo sério quando o assunto é mudar de casa ou apartamento.
Quer alugar ou comprar?
Seja um apartamento à venda em Mauá ou apartamento para alugar em Santo André, o fato é que uma equipe de especialistas é o que você precisa para te ajudar. Entre em contato com os nossos profissionais e saiba mais!