Destaques

Tags

Quais as fases que compõem o financiamento imobiliário?

Compartilhe:

total-consultoria-imobiliaria-blog-financiamento-imobiliario

Escolher o imóvel, enviar a documentação, aguardar a aprovação e a liberação do valor são algumas das fases que compõem o financiamento imobiliário. Por isso, até a entrega das chaves, existem diversas etapas que devem ser levadas em consideração.

Por mais que o desejo de mudar e estar morando em algo próprio seja tentador, é preciso ter em mente que cada fase deve ser analisada, levando em consideração aquilo que é necessário e a forma correta de minimizar erros.

Está passando por isso ou deseja dar entrada em um financiamento imobiliário? Então aproveite para conferir o texto completo e saiba mais sobre o assunto.

As fases que compõem o financiamento imobiliário

Conferir o valor que será solicitado, verificar as taxas, analisar o pagamento das parcelas e despesas são passos importantes para que a solicitação seja assertiva. Confira mais detalhes:

Escolhendo o seu imóvel

Tudo começa com a análise das contas, planejamento financeiro e a escolha do imóvel. Esse é o momento para elencar aquilo que é essencial e buscar alternativas que estão de acordo com o que é esperado.

Aproveite para fazer algumas visitas, converse com os especialistas e pense na localização, valores e se a casa ou apartamento é aquilo que você sempre sonhou em ter.

Taxas do financiamento

Com um imóvel em mente, o próximo passo é pensar nas taxas que serão cobradas no financiamento imobiliário. É fundamental saber que cada instituição pode solicitar um valor diferente, levando em consideração a renda e a perspectiva de vida. O melhor caminho é verificar qual organização oferece as melhores taxas e como você pode conseguir a parcela adequada — sem comprometer mais de 30% da renda.

Documentação e análise

Depois de escolher a melhor instituição, esse é o momento de entregar a documentação e aguardar a análise. É aqui que a organização será responsável por verificar o histórico dos compradores, valor que deve ser liberado, número das parcelas e valor final.

É importante ter em mente que essas informações só serão concedidas caso o financiamento seja liberado. Para isso, é necessário estar de acordo com os requisitos, incluindo não ter pendências anteriores e um bom histórico com o mercado de crédito.

Avaliação do imóvel

A avaliação do imóvel também faz parte do processo. É nesse momento que um especialista será responsável por visitar a casa ou apartamento, levando em consideração a construção, o imóvel e os quesitos para o financiamento.

O profissional deve levar em consideração a estrutura, tamanho e até mesmo a segurança do imóvel – questões essenciais para liberação do valor.

Assinando os papéis

Depois de alguns dias, a parte mais esperada acontece: a assinatura dos documentos. É aqui que comprador e vendedor oficializam o documento que passa o imóvel para o nome de outra pessoa.

Lembrando que o documento deve ser registrado em cartório, comprovando a compra e aquilo que foi firmado entre ambas as partes.

Entrega das chaves

O último passo sinaliza a liberação do valor e a entrega das chaves. É importante ter em mente que o valor pode ser liberado em até cinco dias, mas a entrada na moradia vai depender da ocupação, reformas ou mudanças.

Sendo assim, prazos e alterações devem ser verificadas com o vendedor, estipulando uma data para o início da rotina na nova casa!

Quer alugar ou comprar?

Seja um apartamento à venda em Mauá ou apartamento para alugar em Santo André, o fato é que uma equipe de especialistas é o que você precisa para te ajudar. Entre em contato com os nossos profissionais e saiba mais!

Quer continuar acompanhando todas as nossas dicas? Siga o Blog da Total!

Aproveite para acompanhar as nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário.

Artigos recentes

porteira

O que é porteira fechada?

No universo dos negócios imobiliários, diversos termos específicos são utilizados para descrever tipos de transações e acordos. Um desses termos é “porteira fechada”, uma expressão

Leia mais »
Composição

O que é composição de renda?

A composição de renda é um conceito fundamental no planejamento financeiro familiar, especialmente em tempos de incerteza econômica. Muitas vezes, não é suficiente depender de

Leia mais »