Destaques

Tags

Vai alugar um imóvel ou colocar o seu para locação? Entenda o que é e como funciona o IGP-M!

Compartilhe:

Como é calculado o valor do aluguel de imóveis?

Não é novidade para ninguém que o valor dos contratos de aluguel imobiliário sofre alterações todos os anos.

Para tal reajuste, toma-se como base o IGPM – Índice Geral de Preços do Mercado.

O IGPM é um indicador que monitora a variação dos preços, seja para valores maiores (inflação) ou menores (deflação). Dessa forma, a partir do IGPM também é possível verificar a oscilação da economia de um país, conseguindo-se até mesmo entender se o momento é de estabilidade econômica, ou não, o que é muito importante para os investimentos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

Para o cálculo do IGPM são utilizados outros três indicadores: IPA-M (Índice de Preços por Atacado), IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor), e INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção), os quais representam, respectivamente, o movimento do comércio atacadista e de varejo, o poder de compra do consumidor e o custo da construção civil.

Um dos principais usos do indicador, no entanto, é para o reajuste anual dos contratos de aluguel, e por isso ele costuma ser conhecido popularmente como a “inflação do aluguel”.

Uma vez ao ano o contrato é revisado de acordo com o IGPM do ano anterior, portanto, quando existe uma alta da inflação (e consequentemente uma alta do IGPM), o valor do aluguel mensal se tornará mais caro.

O contrário também deveria ser válido, reduzindo o valor dos contratos em um cenário de queda da inflação, mas na prática não é o que acontece, sendo mais comum apenas que o aluguel tenha seu valor congelado naquele ano, e abrindo margem para negociações em um possível futuro no qual haveria alta.

Isso acontece, pois o aluguel tem como base outros fatores, como a valorização do próprio imóvel, por exemplo, além da negociação entre proprietário, corretora e inquilino, tornando os valores ainda mais flexíveis.

Conheça os serviços da Total e venha alugar seu imóvel conosco!

Artigos recentes