Destaques

Tags

A Taxa Selic segue aumentando… é a hora de comprar um imóvel?

Compartilhe:

aumento-da-selic-o-melhor-momento-para-comprar-imovel

Os juros praticados no mercado imobiliário brasileiro seguem de perto as taxas de juros básicos, definidos pela Selic, o que faz que, atualmente, seja consideravelmente barato financiar um imóvel – em comparação com outros períodos da economia.

Nos últimos meses a Selic chegou a atingir valores próximos de 2%, o que é extremamente baixo se comparado ao histórico, o qual girava próximo dos dois dígitos quase sempre. Hoje, a taxa tem passado por um período de alta, e já gira em torno de 4,5%.

Os créditos imobiliários seguiram a baixa da Selic, girando em uma média de 7,5% ao ano, mas atingindo também uma mínima histórica de 6% ao ano.

No entanto, essa janela dos juros baixos para o setor imobiliário tem começado a se fechar, seguindo a tendência de alta da Selic em função da inflação, o que pode leva-lo para valores de até 11 ou 12% ainda neste ano.

Por se tratar de um investimento de longo prazo, pequenas mudanças na taxa de juros, como nesse caso, são capazes de afetar drasticamente o valor final do financiamento imobiliário (cerca de 10% para cada ponto percentual de juros).

Com isso, os especialistas são unânimes em afirmar que o momento é ideal para quem deseja adquirir seu novo imóvel e tem condições para isso. Isso porquê não somente o valor final do financiamento deve aumentar, mas também o dos imóveis num geral, uma vez que houve um grande volume de compras no último período, fazendo com que o estoque de unidades disponíveis se encontre baixo em relação ao número de potenciais compradores. É importante ressaltar a necessidade de um bom planejamento financeiro, para que não se faça maus negócios apenas para aproveitar uma janela de oportunidade, mas que acabarão por trazer mais gastos e dores de cabeça pelo endividamento e comprometimento da saúde financeira.

Artigos recentes