Destaques

Tags

O que é a Taxa Referencial e qual a sua ligação com a Selic?

Compartilhe:

É provável que você já tenha ouvido falar sobre a Taxa Referencial. No entanto, você conhece a função dela e como ela pode impactar o seu bolso?

A TR é uma das mais importantes taxas de juros da economia brasileira teve sua origem nos anos 90 com o Plano Collor II com o objetivo de controlar a inflação. Ela tinha diversas funções, mas para o que nos interessa, que são os financiamentos imobiliários, a taxa referencial tinha a missão de corrigir saldo devedor de contratos como esses.

Mais tarde, a Taxa Selic passou a ter esse propósito, só que em contratos imobiliários a TR continuou tendo um papel importante.

E o que a Taxa Selic tem a ver?

De 2017 até 2021, a TR permaneceu zerada. Algo surpreendente, se pensarmos que no passado não é absurdo afirmar ela atualizava praticamente todos os financiamentos imobiliários que existiam no país.

Tudo isso se deve ao fato de que, pela regra do Banco Central, quando a taxa Selic está abaixo ou igual a 8,5%, a TR deve permanecer zerada. Porém, a crescente progressiva da Selic nos últimos meses chegando a 12,75% mais recentemente – com um número que ainda deve crescer mais conforme a economia se reestabelece depois de períodos de caos na pandemia.

Devo me preocupar?

O valor da TR é calculado diariamente e pode variar bastante. Em dezembro de 2021, a taxa referencial passou a ser 0,048% ao ano. Em janeiro de 2022, o percentual chegou a 0,1%. Na prática, para os financiamentos imobiliários, o que acontece é que o cálculo do montante total será feito com juro pré-fixado acrescido da taxa. Com a Selic acima dos 12% isso começa a ter um impacto que deve ser observado pelos compradores.

Somos referência em consultoria imobiliária

Na Total, somos uma consultoria imobiliária especialista em realizar o seu sonho. Com muitos anos de experiência, somos referência na região de Mauá e Grande ABC com uma carteira de mais de 600 imóveis. Quer encontrar a melhor oportunidade para você? Clique aqui e comece a procurar!

E se precisar de ajuda, venha conversar com nossos corretores!

Aproveite para acompanhar as nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário.

Artigos recentes