Por mais que o desejo de financiar um imóvel seja uma vontade persistente, que surge em diversos momentos da vida, é fato que nem todas as pessoas conseguem atingir o êxito. Isso porque o processo exige determinados requisitos que devem ser seguidos por todos aqueles que pensam em ter a própria moradia.
Desde a renda até a comprovação dos dados, a papelada é extensa e deve ser apresentada durante o processo da compra, que pode variar de acordo com cada instituição financeira, imobiliária ou construtora.
Ainda não sabe se pode ou não financiar o seu imóvel dos sonhos? Então aproveite para conferir o texto até o final e saiba se você preenche as obrigatoriedades.
O que é um financiamento de imóvel?
Por mais que o nome seja comum e que muitos brasileiros conheçam a alternativa, é importante verificar se a solução é a mais indicada no seu caso.
O primeiro quesito que deve ser avaliado é se existem condições financeiras para assumir as parcelas e se há a quantia desejada para dar a entrada na compra de um apartamento ou casa.
Isso porque o financiamento é caracterizado quando uma determinada instituição oferece o valor necessário para que uma pessoa possa conquistar um imóvel ou bem.
É como se essa empresa pagasse o valor restante, tendo como segurança o seu compromisso com as parcelas e com aquilo que foi acordado em contrato.
Entretanto, para que o valor seja liberado existem diversos requisitos que são levados em consideração, desde a situação profissional até o histórico de crédito no mercado.
Quem pode financiar um imóvel?
Por mais que a vontade de ter a casa própria possa ser um sonho para os mais novos, vale destacar que a idade pode ser um empecilho na conquista. Isso porque os menores de 18 anos não conseguem a aprovação no financiamento, afinal, é muito difícil comprovar a renda antes desta fase da vida.
Aqueles que estão desempregados ou que possuem dívidas no mercado também encontram dificuldades para liberação do valor. A justificativa é que as empresas costumam avaliar o histórico de crédito, compreendendo quem é ou não um bom pagador.
A partir de uma determinada idade, o financiamento também pode ficar mais difícil. O motivo é que a instituição acaba avaliando a expectativa de vida, fator que pode diminuir o número de parcelas, deixando o valor alto.
Lembrando que o cálculo correto para definir a parcela que será paga deve levar em consideração, no máximo, 30% da renda do indivíduo, valor que pode ser pago sem comprometer as demais despesas do mês.
A idade, a condição financeira, a vantagem de ser o primeiro imóvel e a composição de renda são fatores que contribuem e que podem facilitar o acesso ao aporte desejado.
Portanto, antes de entrar em uma dívida que pode ser duradoura, avalie se esse é o momento adequado para solicitar o seu financiamento e não deixe de conferir as taxas das instituições!
Quer alugar ou comprar?
O primeiro passo é procurar por empresas que estão preparadas para te ajudar.
Seja um apartamento à venda em Mauá ou apartamento para alugar em Santo André, o fato é que uma equipe de especialistas é o que você precisa para te ajudar! Entre em contato com os nossos profissionais e saiba mais!