Destaques

Tags

Saiba por onde começar na compra do primeiro imóvel

Compartilhe:

total-consultoria-imobiliaria-blog-primeiro-imovel

A compra do primeiro imóvel é cheia de entusiasmos e esperanças, mas com tanta burocracia envolvida, não é difícil o comprador acabar se sentindo perdido durante o processo. Entenda abaixo o passo a passo e acabe de vez com as dúvidas.

Para adquirir o primeiro imóvel, é necessário muito planejamento e muitas vezes o comprador não sabe por onde começar, especialmente quando se trata dos inúmeros processos burocráticos que envolvem a compra de um imóvel como a análise de crédito, aprovação do financiamento e assinatura de inúmeros documentos.

Para facilitar essa jornada de compra, preparamos um material desenvolvido especialmente para compradores de primeira viagem, que desejam entender tudo o que precisam pensar e planejar antes de adquirirem seu primeiro imóvel.

Acompanhe a leitura!

Pesquisa sobre a compra

Antes de tudo, é preciso entender o processo de compra de um imóvel, ou seja, não basta apenas pesquisar um bom imóvel para morar, é preciso entender as etapas que estão envolvidas nisso.

A internet está repleta de boas informações sobre o financiamento imobiliário e os desafios de se adquirir um primeiro imóvel, assim como aquelas que você encontra aqui, no Blog da Total, mas uma boa dica com certeza é conversar com pessoas que já adquiriram um imóvel. Desssa forma, você consegue entender, na prática, como tudo funciona.

Tirar todas as suas dúvidas com o corretor imobiliário também é fundamental para ter mais segurança e tranquilidade durante a compra.

Formas de pagamento

Conhecer as diferentes possibilidades de pagamento também é fundamental para entender qual delas melhor se adequa à sua necessidade antes mesmo de começar a procurar um imóvel.

O mais comum é que seja realizado um financiamento para a compra do imóvel, isso porque essa modalidade permite o parcelamento do valor de forma a caber no orçamento mensal do comprador. É importante ter em mente que as parcelas não podem ultrapassar 30% da renda mensal, além de que é necessário contar com uma certa reserva financeira para utilizar como entrada. Nesta modalidade há a possibilidade de se utilizar o FGTS como parte do pagamento, o que pode cobrir as despesas com a entrada e abater juros das parcelas, por exemplo.

Existe também a modalidade de consórcio, onde o interessado inicia o pagamento das parcelas antes mesmo de começar a busca por um imóvel, podendo ser contemplado com a carta de crédito em pouco tempo. A principal vantagem dessa modalidade é que ela oferece parcelas de valores menores, uma vez que não conta com o acréscimo de juros. No entanto, é preciso ter em mente que nem sempre a carta de crédito será disponibilizada muito cedo, ou seja, o comprador interessado no consórcio não pode ter pressa para se mudar.

Características do imóvel

Com certeza a etapa mais emocionante do processo de compra, mas também a mais trabalhosa.

É o momento de visitar diversos imóveis e se perguntar: “eu vejo a mim e a minha família aqui dentro?”. É importante se atentar a diversos fatores que não incluem apenas a beleza e o espaço do imóvel, mas também a localização (proximidade com o trabalho, escola ou centro comercial), segurança, mobilidade, entre outros.

Mesmo que o primeiro imóvel pareça encantador, é importante sempre visitar mais de um para não errar na hora de assinar o contrato.

Assinatura do contrato

Assim como qualquer outro contrato, o da compra de um imóvel é necessário ser lido com extrema atenção para evitar problemas e desentendimentos.

Por ser um documento longo e de vocabulário formal, recomendamos que você procure um especialista de confiança para lhe orientar nesta fase e sanar todas as dúvidas que surgirem.

Quer alugar ou comprar?

Seja um apartamento à venda em Mauá ou apartamento para alugar em Santo André, o fato é que uma equipe de especialistas é o que você precisa para te ajudar. Entre em contato com os nossos profissionais e saiba mais!

Quer continuar acompanhando todas as nossas dicas? Siga o Blog da Total!

Aproveite para acompanhar as nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário.

Artigos recentes

porteira

O que é porteira fechada?

No universo dos negócios imobiliários, diversos termos específicos são utilizados para descrever tipos de transações e acordos. Um desses termos é “porteira fechada”, uma expressão

Leia mais »
Composição

O que é composição de renda?

A composição de renda é um conceito fundamental no planejamento financeiro familiar, especialmente em tempos de incerteza econômica. Muitas vezes, não é suficiente depender de

Leia mais »