Destaques

Tags

Simulação de Crédito x Análise de Crédito: Qual a Diferença?

Compartilhe:

total-consultoria-imobiliaria-blog-analise-simulacao-de-credito

Saiba a diferença entre dois termos comuns no momento de realizar um financiamento imobiliário

Ao buscar um financiamento imobiliário, é comum se deparar com dois termos que muitas vezes geram confusão: simulação de crédito e análise de crédito. Embora ambos sejam importantes para a obtenção do crédito, há uma diferença significativa entre eles.

Neste artigo, vamos explorar a diferença entre esses termos!

Simulação de crédito

A simulação de crédito é uma ferramenta útil para quem deseja ter uma noção aproximada de quanto poderá financiar para a compra de um imóvel. Geralmente, é oferecida pelos bancos e instituições financeiras e pode ser feita online, em poucos minutos.

Para fazer a simulação, é preciso informar dados como a renda mensal, o valor do imóvel desejado, a quantidade de parcelas e a taxa de juros.

Dessa forma, o comprador consegue ter uma ideia aproximada de quanto poderá desembolsar por mês no pagamento das parcelas, bem como qual valor máximo de imóvel poderá ser financiado de acordo com o seu potencial financeiro, além de entender quais as opções de financiamento disponíveis no mercado e se planejar conforme aquela que melhor se adequa à sua realidade.

Análise de crédito

Já a análise de crédito é uma etapa mais complexa e rigorosa. Ela é feita pelo banco ou instituição financeira que irá, efetivamente, conceder o crédito para a pessoa realizar seu financiamento, e tem como objetivo avaliar a capacidade do comprador de pagar as prestações do financiamento.

Nessa etapa, são considerados diversos fatores, como a renda, a idade, o tempo de trabalho, a pontualidade no pagamento de outras dívidas, e até mesmo o score de crédito.

Esta etapa é importante para o banco ou financeira, pois garante que o crédito será concedido apenas para quem tem condições financeiras de pagar as prestações. Para o comprador, a análise de crédito pode ser um pouco mais burocrática, mas garante que ele não assumirá uma dívida que não poderá honrar.

É importante ter em mente que os valores disponíveis para financiamento após a análise de crédito podem ser levemente diferentes daqueles apresentados na simulação. Isso se dá pelo fato de a análise de crédito ser mais profunda que a simulação e depender de fatores únicos que cada banco utiliza em seus processos para decidir se um comprador é bom pagador ou não.

Realizar a simulação de financiamento é uma boa dica para ser realizada antes mesmo de começar a procurar um imóvel. Dessa forma, o comprador pode ter uma noção aproximada do seu potencial financeiro e evitar frustrações como encontrar o imóvel dos sonhos, mas acabar descobrindo que não poderá financiá-lo devido à sua renda mensal ou algum outro fator.

Busque sempre realizar comparativos entre as simulações e análises de crédito de diferentes instituições financeiras, com o auxílio de um corretor imobiliário especializado. Assim, você é capaz de encontrar a melhor oferta e condição para a sua realidade.

Quer alugar ou comprar?

Seja um apartamento à venda em Mauá ou apartamento para alugar em Santo André, o fato é que uma equipe de especialistas é o que você precisa para te ajudar. Entre em contato com os nossos profissionais e saiba mais!

Quer continuar acompanhando todas as nossas dicas? Siga o Blog da Total!

Aproveite para acompanhar as nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário.

Artigos recentes

porteira

O que é porteira fechada?

No universo dos negócios imobiliários, diversos termos específicos são utilizados para descrever tipos de transações e acordos. Um desses termos é “porteira fechada”, uma expressão

Leia mais »
Composição

O que é composição de renda?

A composição de renda é um conceito fundamental no planejamento financeiro familiar, especialmente em tempos de incerteza econômica. Muitas vezes, não é suficiente depender de

Leia mais »