Entenda a relação entre a Selic, a inflação e o aluguel de imóveis!

Compartilhe:

O valor dos contratos de aluguel de imóveis pode ser recalculado a curto ou longo prazo, o que significa que são influenciados, respectivamente, pela inflação e pela taxa de juros básicos da economia, a Selic.

No geral, os contratos são reajustados anualmente pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), o qual é um dos diversos indicadores da inflação. Isso significa que se a inflação aumentar, os valores também serão impulsionados para cima, e que o mesmo vale para o movimento inverso dos índices.

No entanto, o perigo do reajuste pela inflação é o de rompimento do contrato, seja pelo proprietário ou pelo inquilino, o que costuma acontecer em casos nos quais os valores sofram aumentos bruscos.

Outro fator capaz de elevar os valores dos aluguéis está na variação da Selic, uma vez que, por meio dela, os locatários passam a avaliar melhor a possibilidade de alugar um imóvel em lugar de compra-lo, pois isso abre a possibilidade de manter os recursos financeiros investidos. Dessa forma, os preços de mercado se reajustam naturalmente pela relação entre oferta x demanda.

Dessa forma, fica evidente que a inflação e a Selic podem influenciar diretamente o valor dos contratos de aluguel, mesmo que essas relações não sejam tão simples, tornando necessário avaliar as condições de mercado antes de fechar o contrato.

Artigos recentes

Vantagens de contratar uma Consultoria Imobiliária para sua empresa

Contratar uma consultoria imobiliária para transações comerciais oferece vantagens como conhecimento especializado, economia de tempo e negociações mais vantajosas. Além disso, garante apoio jurídico e avaliação imparcial, reduzindo riscos e facilitando um planejamento personalizado. Com acesso a oportunidades exclusivas, a consultoria permite que sua empresa se concentre em seu core business enquanto especialistas cuidam do processo imobiliário.

Leia mais »

Sou autonomo, posso financiar um imóvel?

Autônomos e profissionais liberais podem financiar um imóvel, desde que cumpram os requisitos bancários e apresentem a documentação necessária, como extratos bancários, declaração de imposto de renda e, em alguns casos, contrato social da empresa. A Total Consultoria Imobiliária oferece suporte especializado para facilitar o processo de financiamento, cuidando da burocracia e garantindo um atendimento completo.

Leia mais »

Como funcionam os reajustes anuais em imóveis?

Quando você aluga um imóvel, é comum encontrar cláusulas no contrato que preveem o reajuste do valor do aluguel. Esses reajustes são uma prática padrão no mercado imobiliário e têm como objetivo manter o valor do aluguel alinhado com as variações econômicas e inflacionárias. Mas, como exatamente funcionam esses reajustes? Vamos explorar o que você precisa saber.

Leia mais »

Quais documentos devo pedir ao proprietário na hora de comprar um imóvel?

Comprar um imóvel é um dos maiores investimentos que você pode fazer, e garantir que a transação ocorra sem problemas é essencial para a sua segurança. Para isso, é fundamental verificar a documentação do imóvel e do proprietário. Aqui está um guia sobre os principais documentos que você deve solicitar ao proprietário para garantir uma compra segura e tranquila.

Leia mais »