Como é feita a composição de renda em um financiamento imobiliário?

Compartilhe:

Escolher um imóvel, pensar na localização e analisar os quesitos que devem ser preenchidos para garantir a compra são passos importantes para assegurar o sucesso do negócio. Entretanto, na hora de comprovar os ganhos mensais, existe uma opção que pode ser ideal para casais e para aqueles que desejam aumentar as chances de aprovação: a composição de renda.

A alternativa costuma ser utilizada para enquadrar nas contas do mês uma parcela que seja compatível com os rendimentos e com o valor que será acessível para os novos compradores, fator primordial na conquista da casa própria.

Ainda não sabe como a alternativa funciona? Então aproveite para conferir o conteúdo completo!

O que é composição de renda?

A composição de renda nada mais é do que o valor ganho pelos moradores. Se a compra está sendo feita por um casal, por exemplo, é possível somar o salário de ambos. Vale ressaltar que, dependendo do financiamento, há a opção de unir o valor ganho por uma terceira pessoa ou até mesmo um amigo.

Os critérios e pontos de avaliação vão depender da escolha da instituição e das alternativas que estarão disponíveis para cada imóvel.

Por que escolher a composição de renda?

Existem algumas vantagens para aqueles que optam por esse modelo de financiamento. Confira alguns benefícios:

Chances de aprovação

No momento em que o financiamento é solicitado, existem diversas questões que são avaliadas antes da assinatura do contrato. Como o valor da parcela não pode ultrapassar 30% dos ganhos mensais, quando você opta por incluir o salário de uma outra pessoa na soma, existem mais possibilidades de aprovação.

Isso porque o valor que será pago por mês começa a ser calculado a partir do que os dois ganham, abrindo novas alternativas e outras opções na hora de escolher o seu imóvel. É importante ter em mente que a aprovação com um único salário pode ser mais difícil — tudo depende dos rendimentos.

Aumento no crédito

Como mencionado acima, o valor liberado depende do quanto cada um recebe por mês. Quando o casal ou dupla consegue comprovar uma quantia maior, uma das principais vantagens é a melhora no poder de compra.

Isso porque será mais fácil encontrar um imóvel com as características que você deseja, afinal, o valor que será pago por mês será maior do que aquele que assume um financiamento sem a composição.

Se um casal comprovar uma renda de 4 mil, por exemplo, poderá assumir uma prestação de até 1.200 reais. Entretanto, se alguém que recebe a metade tentar financiar uma casa, a prestação máxima será de 600 reais. Deu para perceber a diferença?

Soma do FGTS

Assim como a soma dos rendimentos mensais, também há a possibilidade de unir o FGTS dos compradores. O valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço possibilita uma entrada maior, mas também pode ser utilizado no adiantamento de parcelas.

O diferencial está em diminuir o número de prestações e aumentar a segurança na hora de realizar o sonho da casa própria.

Quer alugar ou comprar?

Seja um apartamento à venda em Mauá ou apartamento para alugar em Santo André, o fato é que uma equipe de especialistas é o que você precisa para te ajudar. Entre em contato com os nossos profissionais e saiba mais!

Quer continuar acompanhando todas as nossas dicas? Siga o Blog da Total!

Aproveite para acompanhar as nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário.

Artigos recentes

Vantagens de contratar uma Consultoria Imobiliária para sua empresa

Contratar uma consultoria imobiliária para transações comerciais oferece vantagens como conhecimento especializado, economia de tempo e negociações mais vantajosas. Além disso, garante apoio jurídico e avaliação imparcial, reduzindo riscos e facilitando um planejamento personalizado. Com acesso a oportunidades exclusivas, a consultoria permite que sua empresa se concentre em seu core business enquanto especialistas cuidam do processo imobiliário.

Leia mais »

Sou autonomo, posso financiar um imóvel?

Autônomos e profissionais liberais podem financiar um imóvel, desde que cumpram os requisitos bancários e apresentem a documentação necessária, como extratos bancários, declaração de imposto de renda e, em alguns casos, contrato social da empresa. A Total Consultoria Imobiliária oferece suporte especializado para facilitar o processo de financiamento, cuidando da burocracia e garantindo um atendimento completo.

Leia mais »

Como funcionam os reajustes anuais em imóveis?

Quando você aluga um imóvel, é comum encontrar cláusulas no contrato que preveem o reajuste do valor do aluguel. Esses reajustes são uma prática padrão no mercado imobiliário e têm como objetivo manter o valor do aluguel alinhado com as variações econômicas e inflacionárias. Mas, como exatamente funcionam esses reajustes? Vamos explorar o que você precisa saber.

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp