Destaques

Tags

Alugar x comprar: vantagens e desvantagens de cada um

Compartilhe:

Independentemente da idade, a dúvida entre comprar e alugar um imóvel pode ser persistente, seguindo por muitos anos. Se a primeira opção é a certeza de estar pagando por algo que é seu, a segunda acaba oferecendo alguns privilégios, como a chance de mudar de bairro e até mesmo de cidade – basta encontrar um novo local. Mas como saber qual é a melhor opção?

Existem diversas questões que devem ser avaliadas antes de tomar uma decisão, levando em consideração as singularidades do processo e aquilo que faz mais sentido em cada momento da vida.

Está nesta situação e ainda não sabe o que escolher? Confira o conteúdo completo e veja mais!

As vantagens de ter uma casa

O sonho de ter o próprio imóvel é algo que acompanha a maioria dos brasileiros, das mais diversas idades, sendo um objetivo em comum. A comodidade e a segurança são os destaques positivos. Entretanto, antes de escolher um local, existem alguns passos que devem ser avaliados.

O primeiro é levar em consideração a situação econômica do país e as taxas de juros, caso você faça um financiamento imobiliário. Avaliar as contas e os ganhos também é uma medida essencial, afinal, é importante compreender quanto você pode investir.

Comprar uma casa ou apartamento é algo sério, que deve ser feito com cautela. Pensar no bairro, conhecer a vizinhança e analisar a locomoção, por exemplo, são ações que devem ser pensadas, levando em consideração que você deve passar os próximos anos no mesmo local – é imprescindível gostar de lá.

A oportunidade de morar em uma construção nova e de decorar cada canto da casa de acordo com as preferências também são pontos positivos.

A vida de aluguel

Quem mora de aluguel sabe que essa é uma das contas mais importantes do mês e que precisa ser paga, independente de qualquer coisa. Entre os benefícios de não ter algo fixo, é possível listar a facilidade para conhecer novos locais e para mudar com frequência, descobrindo novas cidades.

Nos casos em que você não se adaptou ao ambiente, por exemplo,  é possível encontrar um outro lugar e planejar a mudança – existem diversas experiências que acabam sendo facilitadas para aqueles que vivem no aluguel.

Entretanto, entre os pontos negativos, é importante mencionar que você acaba pagando por algo que não é seu e que não pode ser planejado ou reformado de acordo com os seus gostos. O aumento do aluguel, no reajuste anual, é outro ponto que deve ser avaliado com atenção.

Os problemas com a estrutura do imóvel e até mesmo com o dono da propriedade são outras situações que podem acontecer, impactando diretamente a rotina e a satisfação em morar no imóvel.

É fato que a casa própria e o aluguel contam com pontos positivos e negativos,e para decidir aquilo que condiz com o seu momento, o primeiro passo é buscar informações, avaliando quais são as opções de mercado e quais caminhos são mais viáveis para você.

Quer alugar ou comprar?

O primeiro passo é procurar por empresas que estão preparadas para te ajudar.

Seja um apartamento à venda em Mauá ou apartamento para alugar em Santo André, o fato é que uma equipe de especialistas é o que você precisa para te ajudar! Entre em contato com os nossos profissionais e saiba mais!

Quer continuar acompanhando todas as nossas dicas? Siga o Blog da Total!

Aproveite para acompanhar as nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário.

Artigos recentes

porteira

O que é porteira fechada?

No universo dos negócios imobiliários, diversos termos específicos são utilizados para descrever tipos de transações e acordos. Um desses termos é “porteira fechada”, uma expressão

Leia mais »
Composição

O que é composição de renda?

A composição de renda é um conceito fundamental no planejamento financeiro familiar, especialmente em tempos de incerteza econômica. Muitas vezes, não é suficiente depender de

Leia mais »