Destaques

Tags

Confira 5 mitos e verdades sobre a locação de imóveis!

Compartilhe:

Todo mundo já ouviu aquela famosa frase que diz que “morar de aluguel é jogar dinheiro fora”.

Mas será que isso é realmente verdade?

Confira agora alguns mitos e verdades sobre o assunto!

O locatário não é responsável por todas as despesas: VERDADE

Existe uma lei que garante os direitos e deveres do inquilino, chama de “Lei do Inquilinato”, a qual estabelece como obrigação do locatário o pagamento do aluguel e das despesas de uso próprio como água, luz e telefone, por exemplo.

Os gastos com o condomínio (manutenção, conservação e limpeza) também podem ser atribuídos ao inquilino. No entanto, obras e reformas de cunho estrutural (ou aquelas realizadas nas áreas comuns de um condomínio) são de responsabilidade integral do dono imóvel.

Se eu pagar aluguel, não consigo guardar dinheiro: MITO

Pagar aluguel não priva ninguém de ter economias, pois para isso é necessário apenas um bom controle sobre sua saúde financeira, equilibrando gastos e definindo prioridades.

No entanto, para quem busca economizar dinheiro, é preciso se atentar ao fato de que o valor do aluguel não pode ultrapassar 30% do orçamento mensal (incluindo condomínio e IPTU nesse valor).

O aluguel permite flexibilidade: VERDADE

Mesmo tendo que cumprir o período mínimo definido em contrato, o aluguel permite muito mais flexibilidade para quem precisa se mudar, sendo uma ótima opção para profissionais recém-formados (que estão suscetíveis a conseguir um emprego em outra cidade ou estado), ou casais sem filhos, por exemplo.

Pagar aluguel é jogar dinheiro fora: MITO

A ideia de que morar de aluguel é jogar dinheiro fora sempre vem associada com outra frase famosa, dizendo que ao pagar uma prestação, pelo menos em algum momento o imóvel será seu.

Mesmo que isso seja verdade, o aluguel permite muitas outras vantagens, como morar em uma região mais valorizada pagando menos, o que garante estar mais próximo do local de trabalho, tendo uma vida mais dinâmica, por exemplo, além da flexibilidade citada anteriormente.

Isso permite ver o aluguel como um investimento, e não apenas como “um dinheiro indo para lugar nenhum”

É difícil encontrar um imóvel para aluga: MITO

Aqui na Total você possui uma grande gama de opções de imóveis em excelente condição, prontos para morar!

Você quer conhecer todas as oportunidades que você pode encontrar na Total? Clique aqui e saiba mais!

Artigos recentes