Destaques

Tags

Você sabe quais são os documentos necessários para alugar um apartamento?

Compartilhe:

documentos-necessario-para-alugar-um-apartamento

Uma das coisas que é, certamente, mais aterrorizante para quem se prepara para mudar de lar e alugar um imóvel, é a lista de documentos necessários, afinal, esquecer um deles pode trazer problemas durante a negociação e fazer até mesmo com que a pessoa perca a oportunidade de alugar o imóvel desejado.

Apesar de parecer extensa, os documentos solicitados são essenciais para garantir a segurança de ambas as partes envolvidas na negociação (inquilino e proprietário).

Existem documentos que são solicitados para qualquer pessoa física que se interesse em alugar um imóvel, são eles:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Comprovante de renda (superior a, no mínimo, 3 vezes o valor do aluguel);
  • Comprovante dos 3 últimos pagamentos (para quem já mora de aluguel);
  • Garantia de locação

A comprovação de renda, no entanto, pode gerar diversas dúvidas, afinal, a forma como é realizada depende também da forma como a pessoa recebe sua renda, tendo algumas pequenas diferenças que você pode conferir abaixo.

Assalariados

É preciso apresentar os 3 últimos contracheques, a carteira de trabalho e também a declaração de Imposto de Renda.

Autônomos

Por não possuírem contracheque, a comprovação é feita por meio da declaração de Imposto de Renda, e da declaração de rendimentos atuais (DECORE) assinada por um contador, além da apresentação de contratos particulares de prestação de serviços.

Comerciantes

Para comerciantes ou industriais também é necessária a declaração do Imposto de Renda e o DECORE, além da apresentação do CNPJ e do contrato social da empresa da qual é proprietário, administrador ou sócio.

Aposentado ou Pensionista

Nesses casos a comprovação de renda fica mais simples, sendo necessário apresentar apenas a declaração de Imposto de Renda e comprovante de recebimento da aposentadoria ou pensão.

Trabalhadores Informais ou Taxistas

Além da declaração de Imposto de Renda, para esses profissionais é necessário apresentar também uma declaração do sindicato de classe, o cadastro da URBS e o certificado de registro do veículo (no caso de taxistas e motoristas profissionais).

Agora que você já sabe quais são esses documentos, que tal encontrar o seu novo lar com a Total? Clique aqui e confira as oportunidades!

Artigos recentes