Uma das coisas que é, certamente, mais aterrorizante para quem se prepara para mudar de lar e alugar um imóvel, é a lista de documentos necessários, afinal, esquecer um deles pode trazer problemas durante a negociação e fazer até mesmo com que a pessoa perca a oportunidade de alugar o imóvel desejado.
Apesar de parecer extensa, os documentos solicitados são essenciais para garantir a segurança de ambas as partes envolvidas na negociação (inquilino e proprietário).
Existem documentos que são solicitados para qualquer pessoa física que se interesse em alugar um imóvel, são eles:
- RG e CPF;
- Comprovante de estado civil;
- Comprovante de residência;
- Declaração de Imposto de Renda;
- Comprovante de renda (superior a, no mínimo, 3 vezes o valor do aluguel);
- Comprovante dos 3 últimos pagamentos (para quem já mora de aluguel);
- Garantia de locação
A comprovação de renda, no entanto, pode gerar diversas dúvidas, afinal, a forma como é realizada depende também da forma como a pessoa recebe sua renda, tendo algumas pequenas diferenças que você pode conferir abaixo.
Assalariados
É preciso apresentar os 3 últimos contracheques, a carteira de trabalho e também a declaração de Imposto de Renda.
Autônomos
Por não possuírem contracheque, a comprovação é feita por meio da declaração de Imposto de Renda, e da declaração de rendimentos atuais (DECORE) assinada por um contador, além da apresentação de contratos particulares de prestação de serviços.
Comerciantes
Para comerciantes ou industriais também é necessária a declaração do Imposto de Renda e o DECORE, além da apresentação do CNPJ e do contrato social da empresa da qual é proprietário, administrador ou sócio.
Aposentado ou Pensionista
Nesses casos a comprovação de renda fica mais simples, sendo necessário apresentar apenas a declaração de Imposto de Renda e comprovante de recebimento da aposentadoria ou pensão.
Trabalhadores Informais ou Taxistas
Além da declaração de Imposto de Renda, para esses profissionais é necessário apresentar também uma declaração do sindicato de classe, o cadastro da URBS e o certificado de registro do veículo (no caso de taxistas e motoristas profissionais).
Agora que você já sabe quais são esses documentos, que tal encontrar o seu novo lar com a Total? Clique aqui e confira as oportunidades!