Conheça as respostas para as cinco principais dúvidas da locação imobiliária!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Todo acordo ou contrato realizado, precisa atender as necessidades das partes envolvidas. No mercado imobiliário não poderia ser diferente. Isso porque, quando falamos em locação imobiliária imaginamos que locador e locatário devem estar alinhados no momento de fechar o negócio. Para isso, é importante estar informado e conhecer sobre esse mercado.

Neste artigo, vamos contar para vocês as cinco dúvidas mais frequentes em relação a locação imobiliária para te ajudar na hora de alugar um imóvel.

1 Qual é o prazo da locação imobiliária?

O prazo que a Lei do Inquilinato sugere é que a locação seja de pelo menos 30 meses, o equivalente a 2 anos e meio.

2 Quais são as regras na rescisão antecipada?

O inquilino pode ser obrigado a indenizar o proprietário de um imóvel, caso ele decida sair da propriedade antes do término do contrato. Para que isso ocorra, é importante que conste no documento contratual uma cláusula tratando do tema e especificando o valor dessa multa.

3 Caso haja problema com o imóvel, como proceder?

Para que a reclamação referente a quaisquer problemas que possam ter no imóvel seja válida, é necessário registrá-la por escrito, protocolá-la e formalizá-la para o locador ou representante legal da propriedade. 

4 Como é feito o reajuste do valor do aluguel?

O reajuste do valor do aluguel é feito anualmente, de acordo com um índice econômico oficial do Governo. O mais comum é usar o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). O que muitas pessoas não sabem é que o reajuste também pode ser feito reduzindo o valor da locação, caso o indicador escolhido tenha apresentado recuo, o que é incomum.

5 Se o locatário não pagar o IPTU, o que acontece?

O locador poderá abrir uma ação imediata de despejo por quebra contratual, visto que esses valores devem estar contidos no contrato e os fiadores (caso haja algum), notificados.

Agora que você já sabe de tudo isso, venha alugar o seu imóvel com a Total Consultoria Imobiliária!

Deixe um comentário

Artigos recentes