Destaques

Tags

Coisas que você precisa saber antes de investir em um imóvel

Compartilhe:

Existem algumas informações que você precisa saber antes de investir em um imóvel, tanto sobre a imobiliária, quanto sobre o contrato, afinal, é um investimento para toda a vida, que geralmente envolve grande parte das suas economias.

Quanto mais você souber antes de realizar sua compra, mais fácil será fechar um contrato sem estresse e dentro das obrigatoriedades. 

Coisas que você precisa saber sobre a imobiliária

Algumas das nossas dicas é sobre as informações que você precisa da imobiliária antes de começar as negociações. Parecem fatores simples, mas que fazem a diferença no final.

1. Credibilidade

Para descobrir se a imobiliária é de confiança, pesquise o Secovi ou o Creci dos corretores.

Assim, você descobrirá se existem reclamações ou irregularidades que possam te prejudicar. 

 Outra sugestão é pesquisar a reputação da imobiliária na internet, através do site e das redes socais. Lá você saberá mais sobre a empresa e seus valores, além de ser possível observar os comentários e checar como os clientes são respondidos.

O mesmo é feito em sites de reclamação como o Reclame Aqui. Mas lembre-se: nesses sites não se olham apenas o nível de insatisfação, mas também as resoluções delas e o tempo que a empresa gastou para isso.

Além dessas pesquisas, existe a possibilidade de, através do CNPJ da imobiliária, olhar o site do Tribunal de Justiça e o do Procon. Assim, é fácil descobrir se a empresa que você tem interesse possui dívidas ou processos judiciais.

2. Compromisso com o cliente

O segundo passo é saber qual a estrutura da imobiliária e o compromisso dela com a sua necessidade, pois isso pode mudar os rumos de sua negociação, afinal, um imóvel é um bem de alto valor, e por esse motivo, saber quem está lhe apoiando pode fazer grande diferença a curto, médio e longo prazo.

Existem muitas imobiliárias em Mauá, por exemplo, mas é importante que você entre em contato com as que trabalham com a região que você quer morar e converse com seus corretores para entender o quão especializados eles são.

3. Informações

É importante também que a imobiliária tenha todas as informações sobre o imóvel, como ano de construção e medidas exatas de cada cômodo, além de permitir que você faça várias visitas ao local no período da negociação.

Peça detalhes sobre cada espaço e questione sempre sobre problemas que o imóvel pode apresentar, já que as reformas necessárias devem ser feitas antes do seu investimento final.

Se a imobiliária não tiver ou não quiser passar todas as informações, é melhor não fechar o contrato. 

Coisas que você precisa saber sobre o contrato

Se você não tem conhecimento sobre contratos imobiliários, é importante anotar essas dicas para que não tenha problemas com o seu.

O contrato bem feito é essencial para que você tenha a garantia de uma compra segura e justa. Veja algumas informações: 

1. Dados

É muito importante que, logo no início, o contrato contenha todos os dados da imobiliária e os seus, além das informações do imóvel. Leia o contrato com muita atenção e não tenha medo de questionar algo que possa causar estranheza.

2. Especificações do imóvel

Observe se as especificações do imóvel correspondem com o que foi conversado anteriormente, pois qualquer divergência deve ser comunicada ao corretor.

Ao realizar a última visita à casa, lembre-se de checar todos os pontos que você havia observado antes, desde manutenções pendentes, até pontos que já estavam perfeitos. 

3. Prazos de garantia

Fique atento aos prazos de garantia para problemas técnicos como, por exemplo, fiação, infiltração ou qualquer outra questão que não foi percebida nas visitas. Esses problemas devem ser resolvidos pela imobiliária e a garantia varia de 30 a 90 dias, dependendo da situação.

Pronto, com essas dicas você com certeza vai fazer o investimento certo no imóvel perfeito! Entre em contato com a Total Consultoria Imobiliária e venha conhecer nossos consultores. Seu imóvel em Mauá pode estar aqui! 

  • contato@totalconsultoriaimobiliaria.com
  • (11) 3412-1001
  • (11) 96063-0500

Artigos recentes