Destaques

Tags

Conheça as respostas para as cinco principais dúvidas da locação imobiliária!

Compartilhe:

Todo acordo ou contrato realizado, precisa atender as necessidades das partes envolvidas. No mercado imobiliário não poderia ser diferente. Isso porque, quando falamos em locação imobiliária imaginamos que locador e locatário devem estar alinhados no momento de fechar o negócio. Para isso, é importante estar informado e conhecer sobre esse mercado.

Neste artigo, vamos contar para vocês as cinco dúvidas mais frequentes em relação a locação imobiliária para te ajudar na hora de alugar um imóvel.

1 Qual é o prazo da locação imobiliária?

O prazo que a Lei do Inquilinato sugere é que a locação seja de pelo menos 30 meses, o equivalente a 2 anos e meio.

2 Quais são as regras na rescisão antecipada?

O inquilino pode ser obrigado a indenizar o proprietário de um imóvel, caso ele decida sair da propriedade antes do término do contrato. Para que isso ocorra, é importante que conste no documento contratual uma cláusula tratando do tema e especificando o valor dessa multa.

3 Caso haja problema com o imóvel, como proceder?

Para que a reclamação referente a quaisquer problemas que possam ter no imóvel seja válida, é necessário registrá-la por escrito, protocolá-la e formalizá-la para o locador ou representante legal da propriedade. 

4 Como é feito o reajuste do valor do aluguel?

O reajuste do valor do aluguel é feito anualmente, de acordo com um índice econômico oficial do Governo. O mais comum é usar o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). O que muitas pessoas não sabem é que o reajuste também pode ser feito reduzindo o valor da locação, caso o indicador escolhido tenha apresentado recuo, o que é incomum.

5 Se o locatário não pagar o IPTU, o que acontece?

O locador poderá abrir uma ação imediata de despejo por quebra contratual, visto que esses valores devem estar contidos no contrato e os fiadores (caso haja algum), notificados.

Agora que você já sabe de tudo isso, venha alugar o seu imóvel com a Total Consultoria Imobiliária!

Artigos recentes