Se você é autônomo, empresário ou trabalhador liberal e está pensando em comprar um imóvel financiado, uma das primeiras perguntas que surge é: autônomos podem financiar um imóvel? A resposta é SIM! É possível financiar um imóvel, desde que você cumpra todos os requisitos solicitados pelo banco e tenha toda a documentação necessária em mãos.
Documentação necessária para autônomos
Para fazer um financiamento, você deve comprovar a sua renda de acordo com a sua atividade. Veja o que geralmente é solicitado:
Para profissionais Liberais:
- Extrato Bancário: Referente aos últimos 6 meses de operação.
- Declaração Anual de Imposto de Renda: Mesmo que você esteja isento, deve apresentá-la.
- Extrato Mensal: Utilizado para recolher tributos sobre atividades desenvolvidas por pessoas físicas.
Para autônomos com Empresa:
- Contrato Social da Empresa: Comprovando a abertura da empresa.
- Faturamento Anual da Empresa: Assinado pelo contador, demonstrando o movimento financeiro anual.
- Extrato Bancário da Conta Jurídica dos Últimos 3 meses: Comprovando a origem dos recebimentos.
- Declaração Anual de Imposto de Renda: Tanto da pessoa física (autônomo) quanto da pessoa jurídica (empresa), comprovando a renda recebida no ano anterior.
- Extrato Bancário da Pessoa Jurídica e Física: Geralmente dos últimos três meses, mostrando quanto o profissional autônomo recebe de pró-labore.
- Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore): Documento preenchido por um contador, utilizado para comprovar a renda de profissionais que não possuem CNPJ. (Aceito somente no Banco Bradesco).
Uma vez que você tenha todos esses documentos e consiga comprovar sua renda, pode seguir com a compra normalmente.
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